A razão da existência das Empresas Rio Deserto é resultante da sua missão, que está ajustada aos seus valores, os quais orientam para um desempenho global responsável ético, social, econômico, financeiro e tecnológico, gerando confiança nas relações com clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros em geral.

Uma das formas das Empresas Rio Deserto demonstrarem este compromisso foi através da certificação de suas unidades, de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Divisão Laboratório
Urussanga/SC
Certificada pela NBR ISO 9001:2008

RD Soluções Minerais
Urussanga/SC
(Unidade Produtiva II - Rio Deserto) Certificada pela NBR ISO 9001:2008

Extração Mineral 101
Içara/SC
Certificada pela NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004

Extração Mina Novo Horizonte
Criciúma/SC
Certificada pela NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004

Extração Cruz de Malta.
Treviso/SC
Certificada pela NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004

Mineração e Pesquisa Brasileira Ltda
Urussanga/SC
Certificada pela GMP +B2 Production of Feed Ingredientes e NBR ISO 9001:2008

Certificado de Destaque Ambiental - Selo Verde


O Certificado de Destaque Ambiental - Selo Verde, conferido pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo às Empresas Rio Deserto, tem como objetivo incentivar e reconhecer empresas do país que cumprem as normas e leis ambientais vigentes e que possuem projetos ambientais para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

As avaliações seguem critérios rigorosos, sendo concedidas somente a um seleto grupo de empresas em todo o país. Foram 1.000 empresas premiadas em todo o Brasil, e 97 no estado de Santa Catarina, as quais possuem licenças ambientais, respeitam a legislação, não têm nenhuma irregularidade junto a órgãos ambientais e adotam iniciativas próprias, estimulando a preservação do meio ambiente. Os critérios de avaliação foram: água e efluentes, energia, matéria-prima e resíduos, emissões atmosféricas e educação ambiental.

O prêmio representa a consolidação de um trabalho realizado há anos e tornam mais forte, mais sólidas todas as práticas que o grupo adota, bem como reconhece a prioridade, seriedade e transparência com que são tratadas as questões ambientais e o pleno cumprimento da legislação.

Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina


O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, comprova os resultados positivos dos projetos nos últimos anos. Como exemplo, podemos citar as ações desenvolvidas pelo Içara Mais Doce, Felinos do Aguaí e Novo Horizonte, que privilegiam as comunidades e o meio ambiente das localidades de atuação da empresa.

HOMENAGENS


Prêmio Empresa Cidadã


Criado pela Associação dos Dirigentes de Vendas de Santa Catarina (ADVB/SC), o prêmio Empresa Cidadã valoriza as iniciativas relacionadas à preservação ambiental, participação comunitária e ao desenvolvimento cultural.

O objetivo principal da premiação é homenagear as empresas catarinenses que fazem do trabalho diário seu melhor exemplo de responsabilidade social, refletindo, dessa forma, no produto e no resultado oferecido aos seus clientes e à sociedade, descreve a ADVB/SC.

Em sua 11ª edição, no ano de 2009, o prêmio foi entregue a 15 empresas de Santa Catarina, entre elas a Rio Deserto, através do projeto Novo Horizonte, desenvolvido em parceria com a Abadeus, onde capacita mão de obra para a construção civil, através de cursos de pedreiro, mestre de obras e leitura e interpretação de projetos arquitetônicos, hidráulica e pneumática, elétrica predial e residencial e manutenção mecânica.

Em 2006, dois projetos foram premiados - Estação Biológica Costão da Serra e Içara Mais Doce. Em 2007, mais uma ação foi reconhecida: o Projeto Florindo Siderópolis.

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira


O trabalho "Reposição automática de estoques: reduzindo lead time e otimizando estoque físico", de autoria Gustavo Ronconi Scarabelot, assistente de sistemas pleno, e Manoel Geraldo Gomes, administrador de materiais, conquistou o 14° Prêmio de Excelência Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales na categoria Gestão.

A criação do sistema de reposição automática de estoques foi mais uma das ideias implantadas na empresa, otimizando o estoque e facilitando o processo de compras da empresa, bem como redução na variação de preços, diminuição no custo financeiro, redução de emissão de relatórios e diminuição do estoque físico. O fornecedor é uma das peças chave no funcionamento correto do sistema. Pode-se, com isso, atestar que a criação de parcerias, o esforço conjunto e os conhecimentos adquiridos com essa experiência contribuem para o sucesso do sistema dentro da empresa.

O estudo "Extração mecanizada em subsolo, uma porta para o futuro", de autoria de Julian Capeller Angulski, recebeu o 13° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales, na categoria Lavra Subterrânea. Esta tecnologia implantada na unidade extrativa Cruz de Malta da Indústria Carbonífera Rio Deserto, em Treviso (SC), aumentou sensivelmente a produtividade dos funcionários, tornando menos onerosa a extração de carvão em subsolo.

Outro estudo agraciado foi o "Tratar para preservar", trabalho desenvolvido por Ana J. Bez Gonçalves, técnica de Laboratório Sênior, e Rosimeri Venâncio Redivo, superintendente do Sistema Integrado de Gestão das Empresas Rio Deserto, contemplado com o 12° Prêmio da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira na categoria Meio Ambiente, contando a experiência da Empresa no tratamento de seus efluentes.