Prêmio Incentivar


Entregue a mantenedores e patrocinadores, é através do Prêmio Incentivar que o Bairro da Juventude busca reconhecer seus parceiros. As Empresas Rio Deserto contribuem com a entidade há muitos anos e recebeu o Prêmio em 2010. No mesmo ano, a entidade e a empresa realizaram em conjunto o Projeto Guardiões da Natureza, capacitando 20 alunos sobre educação ambiental.

PQF – Certificado de Qualidade Assegurada


O Programa de Qualidade de Fornecedores (PQF) tem como propósito observar e avaliar o desempenho de seus fornecedores de insumos, matéria-prima e serviços. Em 2001, as Empresas Rio Deserto foram premiadas com o Certificado de Qualidade Assegurada, entregue pela Acesita. O reconhecimento veio novamente em 2009, desta vez conferido pela ArcelorMittal Inox Brasil.

Prêmio de Excelência da Indústria Minerometalúrgica Brasileira


O Prêmio de Excelência da Indústria Minerometalúrgica Brasileira tem propósito de identificar e certificar práticas que tornam as áreas de metalurgia e mineração mais competitiva e inovadoras. O reconhecimento é entregue pela Revista Minérios e Minerales. As Empresas Rio Deserto conquistaram o prêmio pela primeira vez em 2010 com estudo “Tratar para preservar”, que apresenta o tratamento de efluentes realizados na empresa. A pesquisa, desenvolvida pelas colaboradoras Ana Bez Gonçalves e Rosimeri Venâncio Redivo, foi contemplada na categoria Meio Ambiente.

No ano seguinte, em 2011, a Rio Deserto venceu o prêmio na categoria Lavra Subterrânea com o projeto “Extração mecanizada em subsolo, uma porta para o futuro”. Elaborado pelo colaborador Julian Capeller Angulski, o estudo cita os resultados da ação implantada na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, que aumentou a produtividade dos trabalhadores, deixando a atividade da extração do carvão menos onerosa.

O projeto “Reposição automática de estoques: reduzindo leal time e otimizando estoque físico”, dos colaboradores Gustavo Ronconi Scarabelot e Manoel Geraldo Gomes, venceu o prêmio na 14ª edição, em 2012. O trabalho apresenta as melhorias geradas com a criação do sistema de reposição automática de estoques.

Em 2016, as Empresas Rio Deserto conquistaram o reconhecimento com o projeto “Caminhos & Escolhas”, que visa colaborar para a orientação profissional dos colaboradores. A premiação mais recente da Revista Minérios e Minerales veio em 2017 por meio do projeto “Melhoria da ferramenta para escoramento de teto”, da equipe Delta, formada pelos colaboradores da Unidade de Extração Mina 101, Giovani José Donadel, Joel Carlos Cardoso, Rafael Euzébio e Willian Domingos Rosso.

Prêmio ANA


Promovido pela Agencia Nacional de Águas, o Prêmio ANA tem o objetivo de reconhecer iniciativas realizadas que visam o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos por meio da gestão, do costume ao desperdício, a poluição de recursos hídricos, da conservação e uso eficiente da água. As Empresas Rio Deserto foram premiadas com o Prêmio ANA em 2012.

Troféu Amigos da Apae


Buscando homenagear todos que contribuem com a causa, a Apae de Içara entregou em 2016 o Troféu Amigos da Apae. Organizações e pessoas foram reconhecidas pela dedicação e apoio financeiro a entidade, entre elas as Empresas Rio Deserto.

Prêmio Ser Humano SC


No ano de 2016, o case “Instituto Felinos do Aguaí: 10 anos pesquisando para educar”, do projeto Felinos do Aguaí, conquistou o Prêmio Ser Humano SC, entregue pela Associação de Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O reconhecimento busca premiar estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas que colaboram de alguma forma para a evolução da gestão de pessoas.

Prêmio Fritz Müller


O Prêmio Fritz Müller foi criado com intenção de identificar trabalhos desenvolvidos em prol do meio ambiente em todo o estado de Santa Catarina. Em 2009, as Empresas Rio Deserto receberam a premiação pelo projeto Felinos do Aguaí, na categoria Áreas de Preservação.

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade


Criado com o propósito de divulgar e fortalecer iniciativas elaboradas por empresas, poder público, indivíduos e sociedade civil que visam o desenvolvimento sustentável, o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade existe há quase duas décadas. No ano de 2009, o projeto Felinos do Aguaí, realizado na Reserva Estadual Biológica do Aguaí com apoio das Empresas Rio Deserto, venceu o prêmio na categoria Natureza.

Prêmio Expressão de Ecologia


O Prêmio Expressão de Ecologia teve origem um ano após a Rio-92. O principal objetivo da premiação é propagar os trabalhos executados por instituições e empresas para reduzir os impactos da poluição no meio ambiente e colaborar para a preservação de recursos naturais, assim como a consciência ambiental. Em 2010, as Empresas Rio Deserto, por meio do projeto Felinos do Aguaí, foram reconhecidas pelo prêmio na categoria Conservação da Vida Silvestre com o trabalho de educação ambiental “Conhecendo os animais silvestres da Rebio: Reserva Biológica do Aguaí”.

Prêmio CNI/FIESC


Desde 1990, o Senai/SC reconhece melhorias contínuas no segmento da indústria. A intenção é divulgar atividades realizadas por colaboradores de empresas que desenvolvem melhorias no sistema produtivo. No ano de 2004, as Empresas Rio Deserto conquistaram a etapa regional e estadual do Prêmio CNI/FIESC na modalidade Melhoria no Processo Produtivo, da categoria Qualidade e Produtividade. O reconhecimento foi entregue à Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda., de Urussanga, pelo trabalho “Mecanização do descarregamento dos fornos e resfriamento do coque incandescente”. No ano seguinte, 2005, a empresa obteve novamente o Prêmio CNI/FIESC na etapa estadual na mesma modalidade e categoria. O prêmio foi concedido mais uma vez à Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda., de Urussanga, com o projeto “Nivelamento da mistura e novo mecanismo para fechamento dos fornos”.

Abadeus


Em seu aniversário de 55 anos, a Abadeus homenageou as empresas que contribuíram para o desenvolvimento da entidade. As Empresas Rio Deserto foram umas das homenageadas, ganhando destaque pela parceria no Projeto Novo Horizonte, que visava a qualificação profissional gratuita. Encerrada em 2014, a iniciativa colaborou para a capacitação de 709 pessoas.

Destaque Içarense


O prêmio Destaque Içarense foi conquistado pelas Empresas Rio Deserto por quatro vezes, em 2010, 2012, 2015 e 2016. Entregue pelo Jornal Içarense, o reconhecimento busca incentivar e valorizar organizações que colaboram para o desenvolvimento do município de Içara. As Empresas Rio Deserto mantêm na cidade a Unidade de Extração Mina 101, gerando aproximadamente 300 empregos diretos.

Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC


A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) criou o Prêmio Empresa Cidadã ADVB para homenagear empresas que possuem iniciativas para contribuir com a preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural. A primeira vez que a empresa foi premiada foi em 2006, com os projetos Estação Biológica Costão da Serra e Içara mais Doce. No ano seguinte, o projeto Florindo Siderópolis foi reconhecido.

Em 2009, a empresa foi premiada com o projeto Novo Horizonte, realizado em parceria com a Abadeus, de Criciúma. Em 2010, a vez foi do case “Conservação Ambiental Felinos do Aguaí”, projeto desenvolvido em parceria com a empresa. Após seis anos, as Empresas Rio Deserto tiveram um trabalho premiado pela ADVB. No ano de 2016, o projeto reconhecido foi o Leite Solidário.

Prêmio IEL – Melhores Práticas de Estágio


O Prêmio IEL de Estágio tem o intuito de estimular instituições de ensino e empresas a aperfeiçoarem suas práticas e programas de estágio. Promovido pela Confederação Nacional de Indústria (CNI), o prêmio foi entregue pela primeira vez as Empresas Rio Deserto em 2016. O reconhecimento veio através do Programa de Estágio, que já existe há mais de uma década, à Unidade Metalúrgica.

Prêmio Santa Catarina pela Educação


Elaborado para oferecer aos jovens oportunidades de unir o ensino com mercado de trabalho, o Programa de Estágio Rio Deserto é premiado pela FIESC/IEL desde 2007. O programa ganhou reconhecimento através Prêmio Santa Catarina pela Educação – Melhores Práticas de Estágio, que tem o propósito de mobilizar e incentivar empresas e poder público a melhorar a educação por meio da escolaridade e qualificação profissional. As Empresas Rio Deserto já conquistaram o reconhecimento sete vezes, em 2007 e entre 2011 e 2016.

Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio


Em 1999, o diretor do Correio Lageano na época, José Paschoal Baggio, criou o Prêmio Empreendedor com a finalidade de divulgar o trabalho e o potencial econômico das empresas da Serra Catarinense. A premiação é entregue a empresas com maiores índices de retorno do imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) adicionado. As Empresas Rio Deserto foram reconhecidas com o prêmio em 2011, 2012 e 2013 através da Unidade de Mineração e Pesquisa Brasileira Ltda., Correia Pinto.

PSIC


No ano de 2004, a Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda. recebeu o prêmio de Fornecedor Destaque do Programa Schaeffler de Incentivo à Competitividade (PSIC). O reconhecimento tem objetivo de analisar e reconhecer a performance de seus fornecedores.

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho


O Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho reconhece empresas brasileiras que possuem práticas diferenciadas de gestão e valorização de seus colaboradores. A premiação é dividida em seis modalidades: cultura organizacional, gestão de pessoas, ambiente de trabalho seguro e saudável, educação e desenvolvimento, desenvolvimento socioambiental e inovação. O reconhecimento foi entregue as Empresas Rio Deserto em 2005, por meio da Divisão Laboratório, na categoria Micro e Pequena Empresa.