Toda a empresa é um organismo vivo em constante transformação e em absoluta interação com as partes com as quais se relaciona, em especial com a comunidade da qual faz parte.

Pensando assim, as Empresas Rio Deserto buscam ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que, de uma forma ou de outra, estão interligadas.

Felinos do Aguaí


O projeto Felinos do Aguaí iniciou em 2006 a sua trajetória em defesa do meio ambiente, sempre acreditando que a conservação de áreas protegidas é elemento fundamental para a proteção dos felinos silvestres, que em algumas paisagens dificilmente encontram possibilidade de sobreviver sem essas áreas conservadas.

A prática de respeito ao meio ambiente não parou por aí e foi reconhecida nacionalmente pelo Globo Repórter, em uma matéria exibida sobre as belezas naturais do sul do país e os esforços de conservação nesta região. Fruto desta parceria mantida com as Empresas Rio Deserto, o projeto também conquistou prêmios na área ambiental, dentre eles o Prêmio Fritz Müller, entregue dia 15 de dezembro de 2009, em Joinville, e o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, entregue dia 24 de novembro, em São Paulo.

PRÊMIO FRITZ MÜLLER

Em 2009, empresas da região receberam em Joinville o reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram em prol do meio ambiente. Novamente as Empresas Rio Deserto receberam o principal prêmio ambiental do estado, concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). O projeto contemplado pelo prêmio Fritz Müller foi o Felinos do Aguaí na categoria Áreas de Preservação.

PRÊMIO VON MARTIUS DE SUSTENTABILIDADE

O projeto Felinos do Aguaí, desenvolvido na Reserva Biológica Estadual do Aguaí com o patrocínio das Empresas Rio Deserto, conquistou o primeiro lugar na categoria Natureza do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2009. Este prêmio é promovido pela Câmara Brasil-Alemanha e valoriza projetos nas áreas de Humanidade, Natureza e Tecnologia.

PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA

A Rio Deserto foi condecorada na categoria Conservação da Vida Silvestre pelo projeto "Conhecendo os Animais Silvestres da Rebio: Reserva Biológica do Aguaí", um trabalho de educação ambiental, realizado em parceria com a ONG Felinos do Aguaí.

Novo Horizonte


O Novo Horizonte iniciou em uma das comunidades onde as Empresas Rio Deserto mantêm empreendimento, com o objetivo de qualificar pessoas, a partir do desenvolvimento de aulas teóricas e práticas na área da construção civil (cursos de pedreiro, mestre de obras e leitura e interpretação de projetos arquitetônicos), hidráulica e pneu-mática, elétrica predial e residencial e manutenção mecânica.

O projeto oportuniza manter-se atualizado e competitivo para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda, acesso à moradia, promovendo melhores perspectivas de vida, formação de cidadãos autônomos e independentes.

O projeto faz parte do eixo profissionalização do programa Parceiros do Amanhã da Abadeus, instituição que atende a comunidades carentes de Criciúma/SC, e já formou centenas de alunos, beneficiando indiretamente mais de mil pessoas.

Içara Mais Doce


Em 2010, o projeto Içara Mais Doce foi realizado através da parceria entre as Empresas Rio Deserto e a Associação de Apicultores de Içara (API), com o objetivo de incentivar a produção de mel, com o plantio de eucaliptos melíferos, fortalecendo a economia através da comercialização e divulgação do produto. Desde seu início, o projeto já beneficiou 266 agricultores e aproximadamente 850mil mudas de eucalipto melífero já foram plantadas, numa área de aproximadamente 277 hectares.

Futsal APAF


No futsal, a renovação do contrato foi com a Associação de Pais e Amigos do Futsal (APAF) e o Colégio São Bento. As equipes de futsal masculino, que treinam nas categorias de sub-9 até o sub-17, representam a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e contam com aproximadamente 200 atletas.

Basquete Marista


No basquete, o apoio é para a Associação Criciúma Basquete Clube (CBC), que realiza os treinamentos no Colégio Marista e conta com atletas vindos de escolas particulares e públicas. São times masculinos e femininos que competem nas categorias desde o sub-13 até o sub-17.

Leite Solidário


As Empresas Rio Deserto mantêm, desde outubro de 2005, a Campanha "Leite Solidário". A ideia, criada por um estagiário, é incentivar a doação de um litro de leite por mês, já que todos os colaboradores da indústria carbonífera recebem mensalmente 24 litros de leite integral, benefício previsto em convenção coletiva.
Com esta ação, várias entidades e famílias escolhidas pelos próprios colaboradores de Criciúma, Treviso, Siderópolis, Urussanga e Lauro Muller são beneficiadas.

Campanha do Agasalho


Todos os anos, em maio, há uma mobilização dos colaboradores da empresa para a realização da "Campanha do Agasalho". O resultado vem através de doações de agasalhos, calçados e cobertores às famílias carentes e entidades das comunidades onde o grupo está inserido.

Campanha "Justiça - Direito de Todos"


As Empresas Rio Deserto promoveram, internamente, a campanha "Justiça — Direito de todos", projeto de lei de iniciativa popular, que possibilita o amparo a vítimas de violência e a seus dependentes.

O projeto "Justiça — Direitos de todos", que propõe regulamentação do art. 245 da Constituição Federal, prevê condições de reparação dos prejuízos materiais, de saúde ou psicológicos, causados por ações criminosas.

As Empresas Rio Deserto, consciente do seu papel social, apoiam projetos assim, pois acreditam na possibilidade de se construir uma sociedade mais justa.