Saúde


Carnaval

A empresa disponibiliza prevenção e conscientização aos seus funcionários, distribuindo preservativos e materiais informativos para todos os funcionários.

Vacinação

Oferecemos vacina no combate a gripe H1N1 para todos os funcionários. Em 2015 mais de 500 trabalhadores vacinados e imunizados contra o vírus, sem custo algum. Durante a semana da campanha da vacinação e prevenção da doença, o enfermeiro da empresa e uma técnica em enfermagem do Sesi Farmácias, visitaram todas as unidades das empresas, imunizando as equipes. Dicas de higiene para evitar a contaminação do vírus também são expostas nos murais das empresas.

Tabagismo

A campanha contra o tabagismo consiste em palestras para os funcionários por meio de conscientização. No ano de 2015 foram ministradas palestras em escolas públicas, onde cada estudante desenhou sua visão ao tabagismo, depois, foram colocados esses desenhos nos murais das unidades produtivas para então conscientizar também os funcionários.

Outubro Rosa

As empresas Rio Deserto promovem aos funcionários ações alusivas ao Outubro Rosa, acontecem, durante a primeira semana do mês, palestras sobre câncer de mama e colo do útero, com orientações e formas de prevenções, sendo assim, todas as colaboradoras que tiverem interesse terá contribuição da empresa para dar início aos exames preventivos.

Novembro Azul

A primeira semana do mês é de palestras sobre o câncer de próstata e orientações a respeito da forma de prevenção e exames gratuitos foram apresentados a mais de 600 colaboradores homens. O Novembro Azul da Rio Deserto conta com a parceria do Hospital São José, de Criciúma/SC, que realiza a distribuição de fôlderes com informações sobre prevenção.

Carreira e Benefícios


Transporte

A empresa disponibiliza transporte com roteiro pre- estabelecido, para suas unidades de mineração.

Uniforme

As Empresas Rio Deserto concedem uniforme a todos os colaboradores de produção, tornando seu uso obrigatório. O uso do uniforme, além de identificar, demonstra um bom nível de organização e apresentação.

Seguro de Vida

A empresa se compromete com 50% do valor integral da mensalidade.

Refeição na Empresa

As Empresas Rio Deserto mantêm refeitórios nas suas unidades, subsidiando a alimentação. As refeições são fornecidas por cozinhas industriais, respeitadas as necessidades nutricionais diárias. Do valor cobrado, 80% são pagos pela empresa e apenas 20% sai do bolso do colaborador.

Vale Alimentação

Todos os colaboradores da Indústria Carbonífera, no mês que goza de férias, recebe um vale alimentação de R$ 170,25 (cento e setenta reais e vinte e cinco centavos).

Cartão Acicard

Todos os funcionários que optarem a retirar seu cartão, tem a facilidade de compra de medicamentos, proporcionando o desconto em folha de pagamento.

Convênio Clínicas e Laboratórios

Valor diferenciado para colaborador e seus familiares na realização de exames.

Exames Periódicos

No decorrer do ano, são feitos, nas unidades industriais os exames periódicos de acordo com a função de cada colaborador.

• Exame Clínico;
• Audiometria;
• Espirometria;
• Raio X de Tórax;
• RaioXdeColuna;
• Hemograma;
• Ácido Hipúrico;
• Àcido Metil-Hipúrico;
• Acuidade Visual.

Assistência Interna

As Empresas Rio Deserto realizam acompanhamento da saúde de seus colaboradores através de exames periódicos, consultas, vacinas, atendimentos de emergência e trabalhos preventivos.

A equipe de saúde é formada por médico, técnico em enfermagem e psicólogo. A assistência médica permite o encaminhamento dos colaboradores para consultas com especialistas e exames.

Leite

Através de acordo sindical, segundo a convenção das Indústria Carbonífera, os colaboradores recebem 24 litros de leite por mês, estendendo o benefício para todas as unidades produtivas e de pesquisa do grupo Rio Deserto.

Segurança


DDS - Dicas Diárias de Segurança

Diversos assuntos são abordados em palestras diárias, feitas por técnicos de segurança em todas as unidades produtivas, visando a prevenção de doenças e acidentes do trabalho, juntamente com o conhecimento de riscos diários no trabalho. Visamos assim o bem estar de todos, com a redução à exposição dos profissionais aos riscos de acidentes e afastamento, reduzindo a vulnerabilidade da empresa, promovendo mudança diária comportamental e melhor cultura do clima organizacional. Em 2015 foram reduzidos 82%dos acidentes com taxa de gravidade em relação a 2014.

Brigada de Emergência

São realizadas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com foco na prevenção, conforme Lei NR10 de segurança.

Os funcionários recebem treinamentos de bombeiro militar, com foco em fogo, acidentes de trabalho, primeiros socorros, entre outras emergências que possam acontecer no trabalho.

Assim, prestam serviços comunitários na empresa, periodicamente esses colaboradores passam por reciclagens para melhor desempenho em fábrica.

Sipat/Min

A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um Programa de Prevenção de Acidentes, realizado anualmente com palestras e campanhas para integrar e conscientizar os profissionais sobre a preservação da sua saúde e a responsabilidade acerca de sua segurança e do próximo.

Essa semana ocorre também nas empresas do ramo de mineração. Durante a semana em que ocorre o programa, são abordados temas como: alcoolismo, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, qualidade de vida, saúde bucal, segurança no trânsito, preservação do ambiente de trabalho, proteção e o uso de EPI, tabagismo, saúde do homem, ergonomia, entre outros.

Em 2015, de 04 a 09 de setembro, foi realizada a semana Sipat/Min. Para encerramento do programa, foi ministrada na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) uma palestra com Steven Dubner, para funcionários e familiares.

Treinamento e Desenvolvimento


Em 2015, foram realizados 2.522 horas de treinamentos para o desenvolvimento profissional e 41.202 horas de treinamentos específicos na função, correspondendo a uma média de 128 horas treinamento/colaborador.

Abaixo tabela de horas de treinamentos:

Unidade Produtiva Desenvolvimento profissional Especialização na função
Mina Cruz de Malta 981 304
CM - Qualificação e Especialização - 18.640
Caixa de embarque 1 8
Escritório central 163 0
Laboratório 215 75
Mina 101 628 132
101 - Qualificação e Especialização - 21.928
Mina Novo Horizonte 140 10
São Geraldo 34 17
Unidade Produtiva II 360 88
Total 2.522 41.202

Educação


Educação

A Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (Satc) foi criada por iniciativa das Indústrias Carboníferas de Santa Catarina, em 1959, atualmente chamada de Associação Beneficente da Indústria Carbonifera de Santa Catarina, entidade sem fins lucrativos, filantrópica e pertencente ao segmento comunitário.

Está focada na preparação de mão de obra qualificada e especializada, com cursos técnicos e superiores, que até hoje suprem as necessidades do mercado por esses profissionais, em todo o Estado de Santa Catarina e também no país, bem como na assistência social. É um braço social da atividade carbonífera, pois o campus de Educação e Tecnologia da instituição é mantido via contribuição com cerca de um por cento do faturamento das empresas carboníferas da região, entre elas está as Empresas Rio Deserto. A qualidade do ensino é comprovada por mais de sete mil alunos matriculados no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

A Satc oferece para colaboradores e alunos uma Unidade de Idiomas (UDI), proporcionando o ensino da língua inglesa, italiana, alemã, espanhola e do mandarim a baixo custo, complementando a qualificação e sendo um diferencial para a empregabilidade e uma segunda língua adquirida.

Bolsa de estudos

O colaborador poderá solicitar bolsas de estudo, após dois anos de registro na indústria carbonífera. As solicitações são avaliadas pelo departamento de Recursos Humanos (DRH), com o intuito de identificar, no semestre, os investimentos já realizados, bem como o curso diante da necessidade da empresa.

Ensino Médio e Técnico - Desconto de até 70% Graduação - Desconto de até 50% Pós-Graduação - Desconto de até 50% Idiomas - Desconto de até 50%