Sistema Integrado de Gestão
O Sistema Integrado de Gestão (SIG) concentra os processos de qualidade, gestão ambiental e saúde e segurança no trabalho. Os procedimentos implantados nas unidades obedecem às exigências dos órgãos certificadores, permitindo a conquista de recertificações e novas certificações em âmbito nacional e internacional. O reconhecimento comprova o engajamento e a dedicação dos colaboradores, bem como a responsabilidade da empresa com as atividades desempenhadas.
-
Sistema de Gestão da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade está alinhado com os requisitos da ISO 9001. Os princípios giram em torno do foco no cliente, liderança, abordagem por processo, abordagem por sistema de gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões e relações de parceria com fornecedores.
Programa implantado
PIQ - Programa de Inovação e Qualidade
-
Sistema de Gestão Ambiental
A Rio Deserto pratica, nas unidades, o Sistema de Gestão Ambiental paralelo aos requisitos da ISO 14001. O intuito é estabelecer um conjunto de ações para que os processos estejam alinhados com a legislação ambiental aplicável.
Programas implantados
Momento Ambiental
PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
-
Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional
A Rio Deserto é certificada ISO 45001, norma relacionada ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, o que demonstra o compromisso da empresa com os trabalhadores e demais partes interessadas (clientes, órgãos regulamentadores, sindicatos de classe, provedores, comunidades e outros). A norma substitui a certificação OHSAS 18001, recomendada à empresa e mantida desde 2018.
Programas implantados
CIPAMIN – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração
DDSS – Diálogo Diário de Saúde e Segurança
Brigadas de Emergência
Momento da Segurança
SIPAT/MIN – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração
Programa Qualidade de Vida e Saúde
-
Política de Gestão
A Rio Deserto estabelece como Política de Gestão:
1 Clientes
Satisfação dos clientes, que são a razão da existência, identificando e atendendo os requisitos aplicáveis.
2 Colaboradores e Fornecedores
Desenvolvimento de colaboradores e fornecedores.
3 Saúde e Segurança
Atendimento aos requisitos legais e outros, adoção de procedimentos para prevenção e redução de lesões, incidentes, acidentes e doenças ocupacionais, eliminando perigos e reduzindo riscos.
4 Meio Ambiente
Respeito aos requisitos legais e outros, protegendo o meio ambiente, adotando procedimentos para prevenção da poluição, especialmente ligados aos recursos hídricos e resíduos sólidos.
A melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da qualidade, do desempenho ambiental, da saúde e da segurança é garantida por meio do atendimento da Política de Gestão, da consulta e participação dos colaboradores que compõem a empresa.