Prêmios
Ao longo da história, a Rio Deserto recebeu quase 50 prêmios, sendo a maioria em nível estadual e nacional. Os reconhecimentos envolvem a tecnologia, inovação em processos, e atenção ao meio ambiental e social.
-
Prêmio de Excelência da Indústria
Minero-Metalúrgica BrasileiraEntre os anos de 2010 e 2022, a Rio Deserto foi condecorada 11 vezes no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, organizado pela Revista Minérios & Minerales. A premiação tem o objetivo de divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. As conquistas revelam a atenção da organização voltada às melhorias de processos.
2010: Projeto “Tratar para preservar”
2011: Projeto “Extração mecanizada em subsolo, uma porta para o futuro”
2012: Projeto “Reposição automática de estoques: reduzindo o time e otimizando estoque físico”
2016: Projeto “Caminhos & Escolhas”
2017: Projeto “Melhoria da ferramenta para escoramento de teto”
2018: Projetos “Proteção do Eixo Excêntrico” e “Adaptação no suspiro do tanque no minerador contínuo”
2019: Projeto “Redução de custos e aumento de disponibilidade nos equipamentos (com foco em pneus)”
2020: Projeto "Sistema de automação e controle on-line de represas de subsolo"
2021: Projeto “Sistema on-line de controle de emergência”
2022: Projeto “Nacionalização e automação do equipamento Shuttle Car para aumento de eficiência”
-
Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC
Entre os anos de 2006 e 2021, a Rio Deserto conquistou sete vezes o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC. Realizado desde 1998, o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC reconhece iniciativas de empresas e instituições catarinenses comprometidas com ações comunitárias, sociais e culturais. Dentre os critérios de análise dos projetos, destaque para a relevância da iniciativa, originalidade, abrangência e grau de benefício social e comunitário alcançado.
2006: Projetos “Estação Biológica Costão da Serra” e “Içara Mais Doce”
2007: Projeto “Florindo Siderópolis”
2009: Projeto “Novo Horizonte”
2010: Projeto “Felinos do Aguaí”
2017: Projeto “Leite Solidário”
2021: Projeto “Plantio de Floresta Sustentável”
-
Prêmio Expressão de Ecologia
Criado pela Editora Expressão em 1993, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro (Eco 92), o Prêmio Expressão de Ecologia é considerado a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. É também a maior premiação ambiental do Brasil no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Em todo este tempo de existência, o prêmio já contou com a participação de grandes empresas, ONGs, prefeituras e entidades, totalizando mais de 2.600 cases inscritos. A Rio Deserto foi contemplada três vezes com o Prêmio Expressão de Ecologia.
2011: Projeto “Conhecendo os animais silvestres da Rebio: Reserva Biológica do Aguaí”
2018: Projeto “Ozônio: Balanço de Massa e de Energia do Tratamento da Drenagem Ácida de Mineração”
2020: Projeto “Plantio de Floresta Sustentável” -
Prêmio Hugo Werneck
O Prêmio Hugo Werneck é um título brasileiro consagrado na área de meio ambiente e sustentabilidade, sendo reconhecido como o “Oscar da Ecologia Brasileira”. A premiação, lançada em 2010, já acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas e um total de 152 vencedores e homenageados. O objetivo é reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições e personalidades que se dedicam à defesa do planeta e da humanidade.
2022: Projeto “Água para a Comunidade” -
Prêmio Melhores Práticas na Mineração (IBRAM)
A Rio Deserto é uma das mineradoras do Brasil que se destacaram no Prêmio Melhores Práticas na Mineração 2022, promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). A empresa conquistou o 2º lugar na categoria “Gestão de Riscos em Segurança de Processos”. O objetivo do Prêmio Melhores Práticas na Mineração é estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade, gerando transparência às ações do setor mineral relacionadas à segurança e qualidade de vida das pessoas, bem como à melhoria contínua dos processos industriais.
2022: Projeto “Sistema On-line de Controle de Emergência” -
Prêmio ESG
A Rio Deserto recebeu o Prêmio ESG 2022, promovido pela ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina). O Prêmio ESG é sucessor do Prêmio Empresa Cidadã, no qual a Rio Deserto já havia sido reconhecida sete vezes. Mesmo com o novo nome, o conceito da premiação é mantido, sendo reconhecidas empresas, fundações e associações da iniciativa pública e privada de Santa Catarina que geram benefícios ao bem-estar comunitário e à sustentabilidade ambiental.
2022: Projeto “Água para a Comunidade” -
Prêmio Von Martius de Sustentabilidade
Criado com o propósito de divulgar e fortalecer iniciativas elaboradas por empresas, poder público, indivíduos e sociedade civil que visam o desenvolvimento sustentável, o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade existe há mais de duas décadas. O reconhecimento é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A Rio Deserto já foi contemplada com o título por meio do Projeto Felinos do Aguaí, na Categoria Natureza.
-
Prêmio Fritz Müller
A Rio Deserto já foi contemplada com o Prêmio Fritz Müller, promovido pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), atualmente denominada Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Na ocasião, o Projeto Felinos do Aguaí foi agraciado na Categoria Áreas de Preservação. O prêmio reconhece as iniciativas que colaboram com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do Estado.
-
Prêmio Ser Humano
O Projeto Felinos do Aguaí, que tem o apoio da Rio Deserto, já conquistou o Prêmio Ser Humano SC, entregue pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), com o case “Instituto Felinos do Aguaí: 10 anos pesquisando para educar”. O reconhecimento busca premiar estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas que colaboram de alguma forma para a evolução da gestão de pessoas.
-
Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio
O Programa de Estágio da Rio Deserto existe há quase 15 anos e já foi reconhecido diversas vezes pelo Prêmio Santa Catarina pela Educação, na categoria Melhores Práticas de Estágio, entregue pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) – Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC). Em 2016, além da etapa estadual, a Rio Deserto também conquistou o Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio em âmbito nacional, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2018, pela segunda vez, a Unidade Metalúrgica da Rio Deserto conquistou o título de primeiro lugar em âmbito estadual na categoria Micro Empresa/Pequeno Porte. Em 2020, o título foi conquistado após a empresa demonstrar a transformação digital realizada nas práticas do Programa de Estágio.
O Prêmio IEL – Melhores Práticas de Estágio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi que visa reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio no Brasil de forma a garantir a conexão entre o público acadêmico e empresas concedentes, estimulando a melhoria na qualidade da educação, na formação dos futuros profissionais, além de representar uma oportunidade para as concedentes de estágio selecionarem novos talentos. -
Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina
A Rio Deserto já foi contemplada, 11 vezes, com a Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com base na Lei nº 12.918. Para a obtenção do título, a empresa comprova que realiza ações socioambientais, por meio de dados e da apresentação do Relatório de Sustentabilidade.
A certificação visa valorizar empresas privadas, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. A iniciativa também incentiva as organizações catarinenses a alinharem suas práticas de gestão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de cooperar direta ou indiretamente em prol de um futuro socialmente justo e sustentável. -
Selo de Sustentabilidade Ambiental ACIC
Em 2020, a Rio Deserto recebeu o Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental, do Núcleo de Meio Ambiente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O reconhecimento levou em conta iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social.
Para a conquista, a empresa disponibilizou documentos das unidades e apresentou ações e projetos inovadores, comprovando a atuação sustentável. Visitas também foram realizadas nas unidades inscritas, onde integrantes do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC conheceram pessoalmente as práticas ambientais e sociais realizadas. -
Prêmio Catarinense de CCQ
A Rio Deserto foi campeã, em 2019, da VIII edição do Prêmio Catarinense de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade), com o projeto “Recuperação do eixo da cabeça de corte do minerador contínuo”, desenvolvido por colaboradores da Unidade Metalúrgica.
O Núcleo Catarinense de Promoção do CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) foi fundado em janeiro de 1999 com o objetivo de fortalecer os Sistemas de Gestão da Qualidade no estado. O núcleo é formado por empresas que possuem o programa de CCQ – equipes de melhorias em diferentes regiões de Santa Catarina. São organizações que acreditam na valorização do trabalho em equipe para promoção do desenvolvimento sustentável. -
Outros reconhecimentos
A Rio Deserto soma muitos reconhecimentos. A empresa é condecorada, anualmente, por meio da Unidade de Extração Mina 101, com o prêmio Destaque Içarense – reconhecimento que busca incentivar e valorizar organizações que colaboram para o desenvolvimento do município de Içara. Também já foi premiada com o Prêmio ANA, promovido pela Agência Nacional de Águas.
Em 2020 foi destaque no prêmio internacional Latino América Verde 2020 (Latin American Green Awards) com o projeto “Pesquisando para Educar”, do Instituto Felinos do Aguaí. O trabalho conquistou o 9º lugar na categoria Fauna e a 117ª posição na categoria geral, ficando entre os 500 melhores projetos inscritos.
A empresa também já foi reconhecida diversas vezes pelo apoio a entidades beneficentes, recebendo o Troféu Amigos da APAE, Gratidão ABADEUS, e o Prêmio Incentivar do Bairro da Juventude. Também recebeu o título de Fornecedor Destaque do Programa Schaeffler de Incentivo à Competitividade (PSIC), e o Certificado de Qualidade Assegurada, conferido pela ArcelorMittal Inox Brasil, por meio do Programa de Qualidade de Fornecedores (PQF).